Economia Circular E Gestão De Resíduos Sólidos

GESTÃO DE RESÍDUOS

  • Estudos de alternativas e projetos para disposição final ambientalmente adequada – Aterros Sanitários;
  • Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS;
  • Planos Municipais de Coleta Seletiva;
  • Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (empresariais);
  • Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS;
  • Caracterização da Composição Gravimétrica de Resíduos Sólidos em Municípios;
  • Estudo de Viabilidade de Implantação de Consórcios Intermunicipais;
  • Consultoria para Otimização da Gestão de Resíduos Sólidos em Municípios e Empresas;
  • Planos de saneamento Básico Municipais.

Nossos Projetos

pt_BRPortuguês do Brasil

Go Associados - Modelagem técnica para a Gestão e Disposição final dos Resíduos Urbanos da Cidade de Salvador

Desafio

Dar soluções para contrato de prestação de serviços de resíduos sólidos urbanos da região Metropolitana de Salvador, avaliando  a vida útil do aterro sanitário AMC (Aterro Metropolitano Central) e Estação de Transbordo (ET), com a modelagem de soluções técnicas para a prefeitura de Salvador (ARSAL), com base no contrato de concessão vigente.

Atuação Da IFTH

Assessoramento dos cenários para prorrogação do contrato na época vigente, e soluções para nova concessão do Aterro Metropolitano Centro – AMC e da Estação de Transbordo, consultoria realizada em conjunto com a FIPE e GO Associados. Foram avaliados os projetos do aterro sanitário, os índices de geração atuais do município, os impactos ambientais relativos ao aterro e a estação de transbordo. Foram avaliados o contrato, analisado as licenças, projetos e documentos diversos emitidos pelos órgãos de controle e fiscalização. Foram avaliados os pareceres, licenças ambientais, PRADs, TACs, controles, material técnico, dispositivos de monitoramento, rotinas operacionais e logísticas e foram simuladas soluções com CAPEX e OPEX para a modelagem técnica para avaliar a viabilidade de ampliação do aterro existente, que embasou as soluções da modelagem jurídica e financeira realizada pela FIPE. Análise do projeto existente para ampliação do aterro sanitário.

Resultados

Foi realizado um diagnóstico e modelagem técnica robusta que trouxe soluções através da modelagem de cenários  para propor soluções para a nova Concessão do Aterro Metropolitano Centro (AMC) e Estação Transbordo (ET). Foi avaliado o projeto existente com a indicação do período de vida útil do aterro, bem como foi realizado um diagnótico sobre a eficácia da atual empresa prestadoras de serviços, com verificação dos aspectos econômicos, jurídico, sanitário e ambiental. Auxiliando a prefeitura através da ARSAL na definição es escolha da melhor solução a ser adotada.

BrMalls - Shopping Plaza Macaé

Desafio

Proporcionar um gerenciamento adequado dos resíduos gerados por meio de ações e medidas devidamente definidas, em consonância com normas técnicas e legislações vigentes.

Atuação Da IFTH

Realização de diagnóstico para a avaliação das atuais ações de geração, segregação, acondicionamento, coleta e transporte interno, armazenagem e destinação final dos resíduos sólidos produzidos pelo empreendimento. Os propósitos são: prevenção e redução dos riscos à saúde e ao meio ambiente; redução do volume de resíduos gerados; implementação de medidas de correção das rotinas inadequadas existentes; e implementação das medidas necessárias e inexistentes. Foi realizado o PGRS de acordo com o Decreto 7.404/10 de 23 de Dezembro de 2010 que regulamenta a Lei nº 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Resultados

O empreendimento obteve sucesso na prevenção e redução dos riscos à saúde e ao meio ambiente; redução do volume de resíduos gerados; implementação de medidas de correção das rotinas inadequadas existentes; e implementação das medidas necessárias e inexistentes, sendo este (PGRS) aprovado pela Secretaria Verde e do Meio Ambiente e pela Prefeitura de Macaé.

Bradesco

Elaboração de Plano Diretor de Eficiência Hídrica e segurança sanitária do grupo Bradesco, abrangendo 4689 agências localizadas no Brasil e 164 prédios administrativos.

Camargo Corrêa

Primeiro plano estratégico de água para uma incorporadora no Brasil contemplando análise de riscos, ações para redução do consumo de água, metodologia de cálculo da pegada hídrica e identificação de oportunidade para os negócios da Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário.

Copel

Desafio 

Estudo de Fontes Alternativas e Conservação Hídrica do polo bosque da Copel, em Curitiba – PR, para atendimento aos indicadores exigidos para certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental).

Atuação da IFTH

Otimização da gestão de água do empreendimento, visando ainda a obtenção da ENCE e atendendo às preocupações do RT AQUA. Realização de estudo de viabilidade técnica e econômica para os sistemas de fontes alternativas de água não potável.

Resultados

Viabilidade técnica e econômica quanto à redução da demanda de água do projeto com a utilização de metais hidrossanitários eficientes e utilização da fonte alternativa de aproveitamento de água de chuva para atendimento de demandas não potáveis.

Avenues – the world school

Desafio 

Elaborar o balanço hídrico para gestão da demanda, projetos da rede de abastecimento de água e coleta de esgotamento sanitário do empreendimento, projeto de tratamento de água de poço e elaboração de edital de BOT para tratador de água de poço.

Atuação da IFTH

Desenvolvimento dos projetos de redes de água e esgoto, elaboração de processo de aprovação e acompanhamento junto à concessionária de saneamento, definição das premissas de uso de fonte alternativa de água potável de poço, elaboração do projeto de tratamento de água de poço e do edital de BOT para contrato de empresa tratadora de água de poço.

Resultados

Acompanhamento da execução das instalações de água de poço do BOTista de forma a evitar inconformidades, aprovação de projetos junto à concessionária de saneamento para grande consumidor de água, garantia de compliance ambiental e técnico.

Localiza

Desafio 

Elaborar estudo de fontes alternativas de água para a edificação da sede da Localiza em Belo Horizonte – MG, para definição da gestão das ofertas potáveis e não potáveis, projeto de reúso de efluentes e aproveitamento de água de chuva. Avaliação das soluções de conservação de água, simulação de fontes alternativas (água de reúso cinzas e negras), aproveitamento das águas pluviais e água de poço para fins não potáveis.

Atuação da IFTH

Projeto executivo de fontes alternativas de água não potável de reúso de efluentes e aproveitamento de água de chuva, estudo de viabilidade técnica e econômica com CAPEX e OPEX.

Resultados

Redução do consumo de fontes potáveis para demandas não potáveis, minimização do impacto do lançamento de água de águas pluviais no corpo receptor.

Itaú

Desafio 

Auditoria Hídrica e proposição de Soluções e Pontos de Melhoria de sete polos do Itaú (CAT, CAB, CEIC, FL3500, etc.) na cidade de São Paulo/SP; estudo de fontes alternativas para a sede Faria Lima de acordo com as novas normas da ABNT, NBR 16.782 –  Conservação de Água em Edificações, NBR 15.527 –  Água de chuva – Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis – Requisitos e NBR 16.783 – Uso de Fontes Alternativas de Água não Potável;  apoio na elaboração e no acompanhamento de outorga junto ao DAEE e Projeto de tratamento de água de rebaixamento de lençol. 

Atuação da IFTH

Diagnóstico da infraestrutura predial, elaboração de balanço hídrico e avaliação dos KPIs operacionais e indicadores de consumo, estudo de fontes alternativas de reúso e aproveitamento de água de chuva, com adequação da infraestrutura existente, projeto executivo de instalações de tratamento de água de rebaixamento de lençol com apoio a outorga do uso de fonte alternativa não potável.

Resultados

Gestão integrada da água e conservação hídrica nos polos do Itaú, com projetos focados no aproveitamento de fontes alternativas não potáveis, com viabilidade técnica e econômica implantados nas edificações.

Bradesco

Desafio 

Realização de estudo de fontes alternativas de água não potável de acordo com as novas normas da ABNT, NBR 16.782 Conservação de Água em Edificações, NBR 15.527 – Água de chuva – Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis – Requisitos e NBR 16.783 Uso de Fontes Alternativas de Água não Potável para as agências do Banco Bradesco na Lapa, Osasco e Panamericana e prédios administrativos do Núcleo Alphaville, Itapeva e Avenida Paulista na cidade de São Paulo/SP.

Atuação da IFTH

Elaboração de estudos quanto ao uso de fontes alternativas não potáveis nas agências do Banco Bradesco, com a realização da gestão da oferta e demanda de água, cálculo de indicadores de consumo, estimativa de CAPEX e OPEX para os sistemas de aproveitamento de água de chuva.

Resultados

O estudo de fontes alternativas teve viabilidade e payback para implantação de sistema de aproveitamento de água nas agências e prédios administrativos e, com a gestão da demanda e uso de dispositivos economizadores, houve a possibilidade de redução do tempo de payback para esta solução.

AG – Andrade Gutierrez

Desafio 

Elaborar projeto para tratamento de água, efluentes e rejeito de mineração das Barragens da Jannah Dam, para obras no Brasil, Moçambique e Líbano.

Atuação da IFTH

Elaboração de projetos de Estação de Tratamento de Efluentes em Maputo no Moçambique, Ensaios de Espessamento para projetos de Barragens na Jannah Dam no Líbano, Estruturas Hidráulicas de Dissipação de Energia para estações de tratamento de água e Especificações de Impermeabilização de Lagoas no município de Vargem Grande em São Paulo.

Resultados

Desenvolvimento de projetos integrados e de alta performance atendendo ao design thinking da AG. Prevenção de riscos de impactos ambientais nas áreas onde estão sendo implantadas as soluções de engenharia. Atuação da IFTH a nível internacional.

Sabesp

Desenvolvimento de metodologia para estimativa de potencial econômico através do uso de informações geográficas (SIG), cruzamento de banco de dados externos, com uso de estatística para definição do potencial econômico de – Sabesp – MN (Metropolitana Norte)

Consultoria para tratamento estatístico dos bancos de dados da Sabesp/SAEE, espacialização das ligações, quantificação do potencial econômico (PE) de grandes consumidores. Correlação das ligações com registros de outorgas de captação e/ou lançamento para detecção de oportunidades de oferta de serviços de fornecimento de água tratada e/ou coleta e tratamento de efluentes e análise espacial e agregação por unidade territorial (setor censitário, bairros, sub- bacias etc.) para geração de produtos cartográficos auxiliares.

Cagece

Desafio 

Consultoria para fornecimento de assessoria técnica a CAGECE no estudo de soluções a longo prazo em tratamento de esgotos na cidade de Fortaleza/CE. Devido à situação de stress hídrico da região das bacias de Miriu e Siqueira e ao crescimento da região metropolitana de Fortaleza, foi necessária a busca por soluções técnicas e econômicas para potencializar as ofertas de água do município de forma a dar suporte ao crescimento econômico da região. 

Atuação da IFTH

Estudo de soluções em tratamento de efluentes e avaliação de viabilidade de distribuição de água de reúso para grandes consumidores visando a diminuição do stress hídrico das bacias do Miriu e Siqueira.

Resultados

Minimização do stress hídrico e do impacto nas bacias da região metropolitana de Fortaleza, potencializando as ofertas de água para dar suporte ao crescimento econômico da área. O projeto prevê o tratamento de 4,3m3/s para atendimento a uma demanda não potável de aproximadamente 1,8m3/s.

Nestlé

Desafio 

Diagnosticar Pontos e Soluções de Melhoria do sistema de água potável e do sistema de HVAC, trazer redução do custo com a gestão da água e oportunidades para melhoria desta.

Atuação da IFTH

Realização de auditoria hídrica na planta industrial, análise de dados e documentações, levantamento em campo para identificação do sistema de abastecimento de água potável e do sistema HVAC. Avaliação do sistema de tratamento da água potável e do sistema de gestão e tratamento HVAC. Prognóstico com a identificação de oportunidades associadas à melhoria na eficiência da gestão desses sistemas na planta industrial.

Resultados

Através do diagnóstico hídrico, sistematização das informações levantadas, soluções e pontos de melhorias associados à infraestrutura existente, propusemos soluções para a melhoria da gestão contínua e redução dos gastos com água potável na planta industrial. Foi proposto um plano de ações de alto, médio e baixo investimento, trazendo melhorias significativas para a gestão hídrica mais eficiente e sustentável da planta industrial, com consequente redução dos custos operacionais e segurança qualitativa da água na planta.

Froneri

Desafio 

Ajudar o cliente a compreender a utilização e os caminhos da água na planta, incluindo sua utilização no processo produtivo, e diagnosticar Pontos e Soluções de Melhoria, oportunidades para melhoria da gestão da água na planta. Realizar diagnóstico hídrico e propor soluções de melhoria para a gestão da água na planta industrial com vistas à redução do custo com água, redução do desperdício e melhoria da eficiência hídrica na planta industrial.

Atuação da IFTH

Realização de auditoria hídrica na planta industrial, análise de dados e documentações, levantamento em campo para identificação dos pontos de consumo de água, diagnóstico do uso da água e do consumo de água e do atual sistema de gestão implantado. Prognóstico com a identificação de oportunidades associadas à redução do consumo de água e melhoria na eficiência de gestão desse recurso na planta industrial.

Resultados

Através do diagnóstico hídrico e sistematização das informações levantadas, foram apontados soluções e pontos de melhorias associados à infraestrutura existente, soluções para conservação de água e soluções para a gestão da água. As soluções foram implantadas com base num plano de ações de alto, médio e baixo investimento, trazendo melhorias significativas para a gestão hídrica mais eficiente e sustentável da planta industrial, com consequente redução dos custos operacionais.

Gerdau

Desafio 

Avaliar a viabilidade técnica e econômica de implantação de aproveitamento de água de chuva e reúso, aumentar a disponibilidade de água através de fontes alternativas para atendimento a usos não potáveis como forma de desenvolver a sustentabilidade hídrica e o uso racional de recursos hídricos na planta industrial.

Atuação da IFTH

Levantamento da caracterização hídrica do empreendimento, avaliação do consumo de água da Gerdau Aços Longos em Cotia/SP, elaboração de balanço hídrico e avaliação de oferta de água por fontes alternativas. Simulação de cenários para implantação de projetos de fontes alternativas, análise financeira com CAPEX, OPEX e simulações de potencial de economia de água potável. Estudo de viabilidade de reúso de efluentes industriais (152 m³/dia) e de aproveitamento de água de chuva (200 m³/dia) para suprimento de demandas não potáveis. Caracterização quali-quantitativa dos efluentes brutos; determinação da qualidade final; dimensionamento das unidades de tratamento; layouts de implantação; estimativa de CAPEX e OPEX; estudo econômico.

Resultados

Foi elaborado um relatório focado na gestão integrada de água, caracterização das fontes de água, avaliação da viabilidade financeira com CAPEX e OPEX, simulações do potencial de economia de água e redução do custo com este insumo na planta industrial. Foi garantida a eficiência hídrica através da implantação de aproveitamento de água de chuva e reúso na unidade.

Brmalls

Desafio

Trazer procedimentos para mitigação de multas e passivos ambientais, por meio da definição dos procedimentos para a gestão operacional e ao licenciamento dos empreendimentos do grupo brMalls.

Atuação da IFTH

Elaboração de um Manual de Gestão e Eficiência Ambiental dentro do grupo bRMalls, definindo instruções para a identificação de irregularidades e antecipação de riscos.

Resultados

Elaboração do manual de gestão e eficiência ambiental, contribuindo para uma gestão operacional mais segura, sustentável e eficiente, com a consequente redução de custos operacionais e minimização de passivos dos shoppings do grupo.

Piracanjuba

Desafio 

Projeto de rede de drenagem com impacto zero na bacia do corpo receptor e capacidade de amortecimento de cheias com período de retorno de 100 anos, como exigência da certificação LEED Platinum, aproveitamento de água de chuva, elaboração de projeto de reúso de águas cinzas e soluções baseadas na natureza para drenagem sustentável.

Atuação da IFTH

Elaboração de projetos de gestão integrada da água, contemplando projeto de hidráulica predial, aproveitamento de água de chuva, drenagem sustentável e reúso de águas cinzas. Foram simuladas soluções de infraestrutura verde, de forma a diminuir o impacto na bacia e trazer benefícios ambientais ao projeto, com avaliação do CAPEX e OPEX.

Resultados

Desenvolvimento de projeto com integração ao paisagismo, zero water, com descarte zero na bacia, priorizando a infiltração como solução de recarga de aquíferos e manutenção do ciclo hidrológico, com a obtenção da certificação LEED Platinum, sendo o edifício com a maior pontuação da América Latina.

Br Malls – Shopping Estação Cuiabá

Desafio

Elaborar projeto do tratamento e reúso dos esgotos gerados no empreendimento, trazer eficiência e sustentabilidade hídrica com o uso de fontes alternativas de água não potável, reduzir o custo com água potável e assessorar na contratação em regime BOT do sistema de tratamento a ser implantado.

Atuação da IFTH

Elaboração de projeto básico, estudo de autodepuração, apoio ao licenciamento ambiental e assessoria para contratação de Estação Produtora de Água de Reúso (EPAR), de Estação de Tratamento de Água de Chuva (ETAC) e de Estação de Tratamento de Água de Poço (ETAP) em regime BOT, equalização técnica-comercial das propostas recebidas e auxilio na elaboração do contrato com a empresa escolhida.

Resultados

Solução para atendimento a DPE (Declaração de Possibilidade de Esgotamento) da companhia de água, com base no projeto para descarte em rede de água pluvial, uma vez que não existia coletor de esgoto. Acompanhamento e assessoria técnica ao cliente na elaboração do contrato e na gestão do contratante durante todo o período do contrato.

Top Shopping – Rio de Janeiro

Desafio 

Trazer eficiência na utilização do poço artesiano, analisar o sistema de tratamento implantado no empreendimento, analisar o contrato do prestador de serviço de tratamento de água de poço em regime BOT.

Atuação da IFTH

Análise do poço e soluções para a melhoria da infraestrutura com a elaboração do projeto para adequação do poço e atendimento à Portaria 888, padrão de contabilidade.

Resultados

Implantação de projeto de sistema de tratamento de água e programa de manutenção e operação sistematizada do poço para melhorar a gestão operacional, garantindo, assim, o fornecimento adequado de água potável em atendimento aos requisitos legais da Portaria 888.

Shopping salvador (lumine)

Desafio 

Trazer eficiência na utilização do poço artesiano, analisar o sistema de tratamento implantado no empreendimento, analisar o contrato do prestador de serviço de tratamento de água de poço em regime BOT.

Atuação da IFTH

Análise do poço e soluções para a melhoria da infraestrutura com a elaboração do projeto para adequação do poço e atendimento à Portaria 888, padrão de contabilidade.

Resultados

Implantação de projeto de sistema de tratamento de água e programa de manutenção e operação sistematizada do poço para melhorar a gestão operacional, garantindo, assim, o fornecimento adequado de água potável em atendimento aos requisitos legais da Portaria 888.

Internacional shopping guarulhos e top shopping (gazit)

Desafio 

Trazer sustentabilidade, eficiência hídrica, redução dos custos com água potável no empreendimento. 

Atuação da IFTH

Auditoria hídrica com o foco no atendimento às normas técnicas NBR 16.782 Conservação de Água em Edificações e NBR 16.783 Uso de Fontes alternativas de água não potável. Análise de redução do consumo de água potável pela simulação e utilização de fontes alternativas, com vistas à implantação de um sistema de gestão integrada da água.

Resultados

Soluções e Pontos de Melhoria (SPM) para a infraestrutura hídrica, com aumento da eficiência na gestão de água, proposição de soluções para conservação de água e o uso de fontes alternativas de água não potável para a edificação existente e para expansão.

Catarina Fashion Outlet

Desafio

Elaborar projeto do tratamento e reúso dos esgotos gerados no empreendimento, trazer eficiência hídrica o uso de fontes alternativas de água não potável, reduzir o custo com água potável, contratar em regime BOT a implantação do sistema de tratamento, para atendimento aos padrões de lançamento no corpo hídrico e o reúso (conforme NBR 16.783:2019).

 

Atuação da IFTH

Elaboração de projeto básico, estudo de autodepuração, apoio ao licenciamento ambiental e assessoria para contratação de Estação Produtora de Água de Reuso (EPAR), de Estação de Tratamento de Água de Chuva (ETAC) e de Estação de Tratamento de Água de Poço (ETAP) em regime BOT, equalização técnica-comercial das propostas recebidas e auxilio na elaboração do contrato com a empresa escolhida.

Resultados

Solução para reúso interno e atendimento as premissas do licenciamento ambiental, para lançamento em corpo de água.

Catarina Fashion Outlet

Desafio 

Trazer sustentabilidade, eficiência hídrica, redução dos custos com água potável no empreendimento. 

Atuação da IFTH

Auditoria hídrica com o foco no atendimento às normas técnicas NBR 16.782 Conservação de Água em Edificações e NBR 16.783 Uso de Fontes alternativas de água não potável. Análise de redução do consumo de água potável pela simulação e utilização de fontes alternativas, com vistas à implantação de um sistema de gestão integrada da água.

Resultados

Soluções e Pontos de Melhoria (SPM) para a infraestrutura hídrica, com aumento da eficiência na gestão de água, proposição de soluções para conservação de água e o uso de fontes alternativas de água não potável para a edificação existente e para expansão.

Barra Shopping e New York City Center

Desafio 

Trazer sustentabilidade, eficiência hídrica e redução dos custos com água potável no empreendimento. 

Atuação da IFTH

Auditoria hídrica com o foco no atendimento às normas técnicas NBR 16.782 Conservação de Água em Edificações e NBR 16.783 Uso de Fontes alternativas de água não potável. Análise de redução do consumo de água potável pela simulação e utilização de fontes alternativas, com vistas à implantação de um sistema de gestão integrada da água.

Resultados

Soluções e Pontos de Melhoria (SPM) para a infraestrutura hídrica, com aumento da eficiência na gestão de água, proposição de soluções para conservação de água e o uso de fontes alternativas de água não potável para a edificação existente e para expansão.

Vila Carnaúba

Desafio 

Desenvolver soluções baseadas na natureza com manejo sustentável das águas pluviais de condomínio residencial, através do dimensionamento e projeto executivo dos jardins de chuvas.

Atuação da IFTH

Elaboração das soluções de infraestrutura verde, através dos projeto dos jardins de chuva, baseado em estudos de viabilidade técnica e econômica, com o CAPEX e OPEX das soluções.

Resultados

Foram avaliados métodos construtivos e soluções para os jardins de chuva: integralização à paisagem para gestão com sustentabilidade das águas pluviais, promovendo a infiltração no solo, promovendo a infiltração da água pluvial no empreendimento, trazendo mais sustentabilidade para o projeto e a redução do impacto do entorno.

Vila Carnaúba

Desafio 

Desenvolver soluções para os 8 lagos, com soluções baseadas na natureza com manejo sustentável das águas pluviais de condomínio residencial, evitando a contribuição de águas pluviais para os lagos.

Atuação da IFTH

Simulação de viabilidade econômica, com estudos de CAPEX e OPEX, desenvolvimento de soluções de infraestrutura verde na borda dos lagos. Com a solução desenvolvida, foi projetada a execução dos lagos em geocélulas preenchidas com concreto, bidim e grama nas bordas em taludes suaves.

Resultados

Foram avaliados métodos construtivos e soluções em lagos: integralização à paisagem, quantificação de balanço hídrico dos reservatórios de acordo com as condições climáticas e ambientais locais, uso de água de poço e rebaixamento de lençol por drenos com tratamento de águas para direcionamento aos lagos, drenagem lateral dos lagos em jardim de chuva, wetlands e valas triangulares.

Cury

Desafio 

Desenvolver soluções tecnológicas para o tratamento de esgotos, preservar a qualidade do corpo receptor em edifícios de uso residencial e educacional.

Atuação da IFTH

Consultoria hídrica e gestão integrada da água, com avaliação da produção de esgotos, elaboração de mais de 8 projetos executivos dos sistemas de tratamento de esgotos, projetados para vazões de 500 m3/dia a 1000 m3/dia, incluindo mais de 8 estações elevatórias. Elaboração de estudos de autodepuração do corpo receptor, bem como outorga de lançamento e apoio ao licenciamento ambiental.

Resultados

Já são mais de 8 projetos executivos para tratamento dos esgotos gerados em condomínios residenciais. Todos os projetos foram elaborados com base nos estudos de autodepuração, outorga para lançamento, para neutralização do impacto destes efluentes tratados nos corpos receptores.

Gamaro

Desafio 

Trazer eficiência hídrica para o empreendimento, analisar o uso de fontes não potáveis, reduzir os custos operacionais e diminuir os riscos ambientais relacionados à gestão da água.

Atuação da IFTH

Elaboração de consultoria avaliando de forma integrada a conservação de água e o potencial de aproveitamento de fontes não potáveis, com a realização da simulação das fontes alternativas de água, com a estimativa de CAPEX e OPEX para cada cenário. Com base no estudo, foram indicadas as melhores soluções com maiores viabilidades técnica e econômica a serem adotadas para o empreendimento.

Resultados

Maximização do aproveitamento da fonte alternativa de água não potável para abastecimento das demandas não potáveis do empreendimento, gerando retorno financeiro à edificação. Implantação de dispositivos economizadores de água, garantindo a eficiência hídrica da edificação e diminuindo a geração de efluentes.

Mais Informações

  • Prestamos Consultoria e Assessoria para a elaboração de um Planejamento
    Estratégico e Operacional do uso inteligente da água, considerando a gestão ambiental eficiente e a gestão de água nos níveis macro, meso e micro;
  • Realizamos o diagnóstico da Infraestrutura através da auditoria hídrica, do balanço hídrico e de soluções de engenharia;
  • Mapeamos os riscos financeiros, operacionais e de imagem provenientes do uso inadequado da água;
  • Por meio das nossas soluções mitigamos riscos, garantindo a eficiência do uso e proporcionando o aumento da resiliência das empresas;
  • Oferecemos soluções inovadoras a partir de viabilidade técnica e econômica, contribuindo para a reduzir os custos operacionais, os impactos ambientais, os riscos sanitários e, também, para promover a sustentabilidade das operações.

Trisul

Desafio

Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica, reduzir o custo operacional e diminuição de riscos ambientais. 

Atuação da IFTH

Consultoria hídrica voltada para empreendimentos residenciais. Avaliação integrada da conservação de água e simulações do potencial de aproveitamento de fontes alternativas de água não potável, baseados em estudos de viabilidade financeira no CAPEX (investimento) e OPEX (custo de operação) dos possíveis arranjos de soluções a serem estudadas.

Incluindo caracterização hídrica das novas edificações, elaboração dos projetos básicos e executivos dos sistemas de tratamento e reúso de águas cinzas e aproveitamento de água de chuva. Em atendimento as NBR 16.782 Conservação de Água em Edificações e NBR 16.783 Uso de Fontes Alternativas de Água não Potável.

Resultados

Já são mais de 38 projetos de consultoria em conservação de água e reúso de águas cinzas e aproveitamento de água de chuva elaborados, entre concluídos e em andamento e já implantados, resultando economia de água, resiliência hídrica e atendimento as certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.