Publicações
Revisão da diretriz da concessionária de saneamento para eliminar necessidade da ETE e elaboração de projetos de redes de água e esgoto, de processo de aprovação e acompanhamento junto à concessionária de saneamento.
Mudança na diretriz para interligação da rede de esgoto ao coletor da concessionária Sabesp, assim como a elaboração, a aprovação e a implantação bem sucedida junto à mesma.
Elaborar projeto para tratamento efluentes do site da Usina Hidrelétrica Moamba Major, para atendimento aos projetos legais.
Atuação da IFTH a nível internacional, com a elaboração de projeto executivo de Estação de Tratamento de Efluentes com capacidade de tratamento de 447,5 m³/dia, em Maputo no Moçambique.
Desenvolvimento de projetos integrados com a prevenção dos impactos ambientais na área de implantação da Usina Hidrelétrica Moamba Major.
Elaborar projeto para dissipação da energia da água oriunda da ETA Vargem Grande (5m³/s), com o dimensionamento das lagoas de emergência e infraestrutura para dissipação de energia, reduzindo e prevenindo riscos ambientais no local de implantação.
Projeto executivo das estruturas hidráulicas para a dissipação de energia e dimensionamento da lagoa de emergência, oriunda da vazão de transbordo/extravasão do sistema de abastecimento de água, do sistema produtor são Lourenço, ETA Vargem Grande 5m³/s. Foi também elaborada o projeto executivo de impermeabilização da lagoa de emergência da ETA Vargem Grande.
Desenvolvimento de um projeto executivo integrado, para a dissipação de energia e dimensionamento da lagoa de emergência. O objetivo deste projeto foi a prevenção de riscos de impactos ambientais na área da ETA Vargem Grande.
Elaborar projeto executivo hidromecânico das rede de água potável e não potável da cidade de Deus, totalizando 13 km de rede de água potável, boosters, elevatórias e novo reservatório de água potável capacidade 500m³.
Diagnóstico do consumo de água das edificações, criação de um plano diretor para prever o adensamento e crescimento das demandas de água na cidade de Deus, considerando uma projeção de 20 anos. Desenvolvimento de memorial de cálculo, modelagem hidráulica e projeto executivo de novo sistema de abastecimento de água, da rede de água potável e não potável, boosters e reservatório para armazenamento de água potável, totalizando 13 km de rede, elevatórias e boosters, e projeto executivo de novo reservatório de água potável com o volume de 500m³, sendo 2 células de 250m³.
Desenvolvimento de um projeto executivo do sistema de abastecimento de água do complexo Cidade de Deus, para implantação de nova infraestrutura de água para o empreendimento.
Elaboração do projeto da estação elevatória esgoto do Prédio Matriz da Fundação Bradesco.
Verificação do dimensionamento da tubulação de encaminhamento à ETE. Acompanhamento em campo dos testes de manobra e adequação da infraestrutura existente.
Projeto executivo as built da elevatória de esgoto, propondo adequações à infaestrutura existente.
Elaboração de projeto de micro e macrodrenagem para impacto zero na bacia considerando uma chuva de período de retorno de 100 anos, para devolver ao manancial a quantidade de água relativa a condição de pré-desenvolvimento.
Elaboração do projeto executivo de micro e macrodrenagem considerando o impacto zero na bacia para um período de retorno de 100 anos. Foi adotado uma infraestrutura azul, um reservatório de detenção de 3.000m³ de volume, o reservatório dimensionado foi construído em aduelas de concreto e foi dimensionada uma escada hidráulica, em gabião manta com uma caixa de dissipação de energia para trazer impacto zero ao rio Putribu de Cima.
É válido ressaltar que foram simuladas algumas soluções de engenharia incluindo a adoção de infraestrutura verde, para avaliação do CAPEX e OPEX das soluções a serem adotadas.
Apoio ao licenciamento ambiental.
Projeto de infraestrutura de drenagem mais resiliente que irá trazer impacto zero à bacia.
Elaborar Projeto de Drenagem sustentável para impacto zero na bacia, com o objetivo de reduzir os impactos ambientais e realizar o atendimento à pontuação máxima do LEED NC.
Elaboração de projetos de gestão integrada da água, contemplando projeto de drenagem com impacto zero na bacia. Foram simuladas algumas soluções técnicas, baseadas em estudos de viabilidade técnico e econômico.
Desenvolvimento de projeto zero water, com descarte zero na bacia, priorizando a infiltração como solução de recarga de aquíferos e manutenção do ciclo hidrológico, com a obtenção da certificação LEED Platinum, sendo o edifício com a maior pontuação da América Latina.
Saiba Mais
Desenvolver soluções baseadas na natureza com manejo sustentável das águas pluviais de condomínio residencial por meio do dimensionamento e projeto executivo dos jardins de chuva.
Elaboração das soluções de infraestrutura verde à partir dos projeto dos jardins de chuva baseado em estudos de viabilidade técnica e econômica, com o CAPEX e OPEX das soluções.
Foram avaliados métodos construtivos e soluções para os jardins de chuva: integralização à paisagem para gestão com sustentabilidade das águas pluviais, promovendo a infiltração no solo, a infiltração da água pluvial no empreendimento, trazendo mais sustentabilidade para o projeto e a redução do impacto do entorno.
Elaborar plano e projeto de Bacia de Detenção de Águas Pluviais no complexo Industrial Arysta no município de Salto de Pirapora – SP.
O projeto consistiu na avaliação da infraestrutura de drenagem existente e a caracterização da qualidade da água que chega à bacia de detenção de maneira a garantir a segurança sanitária da planta quanto a qualidade do efluente lançado no corpo receptor. Caracterização de qualidade de água de pluvial escoada de múltiplas áreas da planta (produção de fertilizantes) para avaliação de adequação do volume da bacia de contenção.
Apresentação de laudo de avaliação da bacia de detenção junto à CETESB com a caracterização da qualidade da água, plano de amostragem, a elaboração de hidrograma e polutograma. Minimização do impacto do first flush no corpo receptor de drenagem.
Elaboração de projeto de micro e macrodrenagem para impacto zero na bacia considerando uma chuva de período de retorno de 100 anos para devolver ao manancial a quantidade de água relativa à condição de pré-desenvolvimento.
Elaboração do projeto executivo de micro e macrodrenagem considerando o impacto zero na bacia para um período de retorno de 100 anos. Foi adotado uma infraestrutura azul e um reservatório de detenção de 3.000m³ de volume. O reservatório dimensionado foi construído em aduelas de concreto e foi dimensionado uma escada hidráulica, em gabião manta com uma caixa de dissipação de energia para trazer impacto zero ao rio Putribu de Cima.
É válido ressaltar que foram simuladas algumas soluções de engenharia incluindo a adoção de infraestrutura verde para avaliação do CAPEX e OPEX das soluções a serem adotadas de macro e microdrenagem e apoio ao licenciamento ambiental.
Projeto de infraestrutura de drenagem mais resiliente que irá trazer impacto zero à bacia.
Projeto de drenagem de água associado ao projeto de aproveitamento de água de chuva para maximizar a redução do impacto ambiental e a diversificação da matriz hídrica com o aproveitamento de água de chuva no empreendimento.
Elaboração de projetos de gestão integrada da água, contemplando projeto de hidráulica predial, aproveitamento de água de chuva, drenagem sustentável e reúso de águas cinzas. Foram simuladas soluções de infraestrutuas com o objetivo de diminuir o impacto na bacia e trazer benefícios ambientais ao projeto, com avaliação do CAPEX e OPEX.
Desenvolvimento de projeto com integração ao paisagismo, zero water, com descarte zero na bacia, priorizando o aproveitamento de água de chuva para fins não-potáveis e a infiltração das águas pluvais como solução de recarga de aquíferos e manutenção do ciclo hidrológico Obtenção da certificação LEED Platinum, sendo o edifício com a maior pontuação da América Latina.
Saiba Mais
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica por meio da diversificação da matriz hídrica pelo aproveitamento de água de chuva, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, com atendimento às NBR´s 15.527 Aproveitamento de Água de Chuva para Fins não-Potáveis e 16.783 Fontes Alternativas de água não potável, normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Já são mais de 29 projetos elaborados – entre concluídos e em andamento – para consultoria em conservação de água e aproveitamento de água de chuva, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos. Os resultados observados nos empreendimentos são: economia de água, resiliência hídrica e atendimento às certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.
Trazer eficiência hídrica para o empreendimento através de ações de gestão da demanda e da oferta, com o projeto executivo do sistema de aproveitamento de água de chuva.
Consultoria hídrica com gestão integrada da água, análise de ações de conservação de água potável (ABNT 16.782) e simulação de fontes alternativas de água para fins não potáveis, com base no balanço hídrico, viabilidade técnica e econômico financeira (análises de CAPEX, OPEX e payback). Elaboração do projeto executivo do sistema de aproveitamento de água de chuva, baseado nas normas NBR 15.527 – Água de chuva – Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não-potáveis – Requisitos e NBR 16.783 Uso de Fontes Alternativas de Água não Potável.
A nossa metodologia de gestão integrada da água, orientou a implantação de soluções visando o consumo eficiente da água, redução dos indicadores de consumo por unidade e a redução dos custos operacionais.
Trazer eficiência hídrica para o empreendimento através de ações de gestão da demanda e da oferta, com o projeto executivo do sistema de aproveitamento de água de chuva.
Caracterização Hídrica e projeto executivo do sistema de aproveitamento de água de chuva, em atendimento às leis de uso e ocupação do solo e retenção de águas pluviais. Cumprimento à NBR 15.527 – Água de chuva – Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis – Requisitos e NBR 16.783 Uso de Fontes Alternativas de Água não Potável.
Com uma arquitetura arrojada, o projeto de aproveitamento de água de chuva do edifício Capote demandou a adoção de equipamentos de filtragem de água de chuva menores e distribuídos ao longo das linhas dos coletores, ocupando um menor espaço dentro da área técnica dos pavimentos e garantindo a qualidade da água em atendimento às normas vigentes.
O projeto de aproveitamento de água de chuva neste empreendimento contribuiu para a diversificação da matriz hídrica e redução do consumo da água potável, contribuindo, assim, para a sustentabilidade e resiliência hídrica do empreendimento.
Trazer eficiência hídrica pela utilização de fontes não-potáveis, reduzir os custos operacionais e operar com segurança hídrica.
Consultoria integrada na conservação de água e potencial de aproveitamento de fontes não-potáveis com a caracterização hídrica, projetos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Análise de viabilidade financeira, com simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação). Desenvolvimento de projetos de gestão integrada da água de acordo com as novas normas da ABNT, NBR 16.782, NBR 15.527 e NBR 16.783. Elaboração de projetos de fontes alternativas de água não potável em edifícios residenciais de médio e alto padrão.
Já são mais de 12 projetos de consultoria – entre concluídos e em andamento – em conservação de água e de reúso de águas cinzas e/ou aproveitamento de água de chuva elaborados, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos, resultando na eficiência hídrica, redução dos custos operacionais e sustentabilidade para os empreendimentos.
Elaboração de projetos de aproveitamento de água de chuva para os empreendimentos Internacional Plaza II, edifício Triple “A” certificado LEED Gold, incorporado pelo Grupo São Joaquim.
Projeto de aproveitamento de água de chuva para os prédios do complexo, com estudo de viabilidade CAPEX e OPEX e projeto hidromecânico conforme as premissas da ABNT NBR 15.527 – Água de chuva – Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis – Requisitos.
Redução do consumo de água potável no empreendimento por meio do aproveitamento da água de chuva para fins não-potáveis, atendendo aos critérios de sustentabilidade hídrica da instituição.
Caracterização Hídrica e Avaliação das soluções de conservação de água por meio da gestão da demanda e da simulação de fontes alternativas (água de reúso cinzas e negras), aproveitamento das águas pluviais e água do poço para fins não-potáveis.
Caracterização Hídrica, simulação de fontes alternativas de água e projeto executivo para o aproveitamento da água não potável do sistema de aproveitamento de água de chuva, estudo de viabilidade técnica e econômica com CAPEX e OPEX.
Redução do consumo de água potável, minimização do impacto do lançamento das águas pluviais no sistema de drenagem urbana, sendo o primeiro projeto da cidade de Belo Horizonte a realizar o aproveitamento das águas pluviais à partir do reservatório de detenção, sendo este integrado ao projeto de drenagem do empreendimento.
Trazer eficiência hídrica pela utilização de fontes não-potáveis, reduzir os custos operacionais e operar com segurança hídrica.
Consultoria integrada na conservação de água e potencial de aproveitamento de fontes não-potáveis com a caracterização hídrica, projetos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Análise de viabilidade financeira, com simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação). Desenvolvimento de projetos de gestão integrada da água de acordo com as novas normas da ABNT, NBR 16.782, NBR 15.527 e NBR 16.783. Elaboração de projetos de fontes alternativas de água não potável em edifícios residenciais de médio e alto padrão.
Já são mais de 12 projetos de consultoria – entre concluídos e em andamento – em conservação de água e de reúso de águas cinzas e/ou aproveitamento de água de chuva elaborados, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos, resultando na eficiência hídrica, redução dos custos operacionais e sustentabilidade para os empreendimentos.
Trazer eficiência hídrica pela utilização de fontes não-potáveis, reduzir os custos operacionais e operar com segurança hídrica.
Consultoria integrada na conservação de água e potencial de aproveitamento de fontes não-potáveis com a caracterização hídrica, projetos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Análise de viabilidade financeira, com simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação). Desenvolvimento de projetos de gestão integrada da água de acordo com as novas normas da ABNT, NBR 16.782, NBR 15.527 e NBR 16.783. Elaboração de projetos de fontes alternativas de água não potável em edifícios residenciais de médio e alto padrão.
Já são mais de 12 projetos de consultoria – entre concluídos e em andamento – em conservação de água e de reúso de águas cinzas e/ou aproveitamento de água de chuva elaborados, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos, resultando na eficiência hídrica, redução dos custos operacionais e sustentabilidade para os empreendimentos.
Trazer eficiência hídrica pela utilização de fontes não-potáveis, reduzir os custos operacionais e operar com segurança hídrica.
Consultoria integrada na conservação de água e potencial de aproveitamento de fontes não-potáveis com a caracterização hídrica, projetos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Análise de viabilidade financeira, com simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação). Desenvolvimento de projetos de gestão integrada da água de acordo com as novas normas da ABNT, NBR 16.782, NBR 15.527 e NBR 16.783. Elaboração de projetos de fontes alternativas de água não potável em edifícios residenciais de médio e alto padrão.
Já são mais de 12 projetos de consultoria – entre concluídos e em andamento – em conservação de água e de reúso de águas cinzas e/ou aproveitamento de água de chuva elaborados, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos, resultando na eficiência hídrica, redução dos custos operacionais e sustentabilidade para os empreendimentos.
Trazer eficiência hídrica pela utilização de fontes não-potáveis, reduzir os custos operacionais e operar com segurança hídrica.
Consultoria integrada na conservação de água e potencial de aproveitamento de fontes não-potáveis com a caracterização hídrica, projetos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Análise de viabilidade financeira, com simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação). Desenvolvimento de projetos de gestão integrada da água de acordo com as novas normas da ABNT, NBR 16.782, NBR 15.527 e NBR 16.783. Elaboração de projetos de fontes alternativas de água não potável em edifícios residenciais de médio e alto padrão.
Já são mais de 12 projetos de consultoria – entre concluídos e em andamento – em conservação de água e de reúso de águas cinzas e/ou aproveitamento de água de chuva elaborados, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos, resultando na eficiência hídrica, redução dos custos operacionais e sustentabilidade para os empreendimentos.
Trazer eficiência hídrica pela utilização de fontes não-potáveis, reduzir os custos operacionais e operar com segurança hídrica.
Consultoria integrada na conservação de água e potencial de aproveitamento de fontes não-potáveis com a caracterização hídrica, projetos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Análise de viabilidade financeira, com simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação). Desenvolvimento de projetos de gestão integrada da água de acordo com as novas normas da ABNT, NBR 16.782, NBR 15.527 e NBR 16.783. Elaboração de projetos de fontes alternativas de água não potável em edifícios residenciais de médio e alto padrão.
Já são mais de 12 projetos de consultoria – entre concluídos e em andamento – em conservação de água e de reúso de águas cinzas e/ou aproveitamento de água de chuva elaborados, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos, resultando na eficiência hídrica, redução dos custos operacionais e sustentabilidade para os empreendimentos.
Trazer eficiência hídrica pela utilização de fontes não-potáveis, reduzir os custos operacionais e operar com segurança hídrica.
Consultoria integrada na conservação de água e potencial de aproveitamento de fontes não-potáveis com a caracterização hídrica, projetos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Análise de viabilidade financeira, com simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação). Desenvolvimento de projetos de gestão integrada da água de acordo com as novas normas da ABNT, NBR 16.782, NBR 15.527 e NBR 16.783. Elaboração de projetos de fontes alternativas de água não potável em edifícios residenciais de médio e alto padrão.
Já são mais de 12 projetos de consultoria – entre concluídos e em andamento – em conservação de água e de reúso de águas cinzas e/ou aproveitamento de água de chuva elaborados, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos, resultando na eficiência hídrica, redução dos custos operacionais e sustentabilidade para os empreendimentos.
Trazer eficiência hídrica pela utilização de fontes não-potáveis, reduzir os custos operacionais e operar com segurança hídrica.
Consultoria integrada na conservação de água e potencial de aproveitamento de fontes não-potáveis com a caracterização hídrica, projetos hidromecânicos dos sistemas de aproveitamento de água de chuva. Análise de viabilidade financeira, com simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação). Desenvolvimento de projetos de gestão integrada da água de acordo com as novas normas da ABNT, NBR 16.782, NBR 15.527 e NBR 16.783. Elaboração de projetos de fontes alternativas de água não potável em edifícios residenciais de médio e alto padrão.
Já são mais de 12 projetos de consultoria – entre concluídos e em andamento – em conservação de água e de reúso de águas cinzas e/ou aproveitamento de água de chuva elaborados, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos, resultando na eficiência hídrica, redução dos custos operacionais e sustentabilidade para os empreendimentos.
Elaboração de Edital de contratação do sistema de tratamento em regime BOT para implantação de projeto da EPAR e apoio técnico à equipe de operação.
Assessoria para contratação de Estação de Tratamento de Água de Chuva (ETAC) e de Estação de Tratamento de Água de Poço (ETAP) em regime BOT, equalização técnica-comercial das propostas recebidas e auxilio na elaboração do contrato com a empresa escolhida.
A Infinitytech foi contratada para a supervisão e gerenciamento da implantação, acompanhamos o comissionamento e supervisão da operação.
Acompanhamento e assessoria técnica ao cliente na elaboração do contrato. Gerenciamento da implantação e na gestão do contratante, durante todo o período do contrato incluindo a fase de operação deste.
Elaboração de Edital de contratação do sistema de tratamento em regime BOT para implantação de projeto da EPAR e apoio técnico a equipe de operação.
Assessoria para contratação de Estação de Tratamento de Água de Chuva (ETAC) e de Estação de Tratamento de Água de Poço (ETAP) em regime BOT, equalização técnica-comercial das propostas recebidas e auxilio na elaboração do contrato com a empresa escolhida.
A Infinitytech foi contratada para a supervisão e gerenciamento da implantação, acompanhamos o comissionamento e supervisão da operação.
Acompanhamento e assessoria técnica ao cliente na elaboração do contrato. Gerenciamento da implantação e na gestão do contratante, durante todo o período do contrato incluindo a fase de operação deste.
Trazer eficiência hídrica pela utilização de fontes não-potáveis, reduzir os custos operacionais e operar com segurança hídrica.
Consultoria integrada na conservação de água e potencial de aproveitamento de fontes não-potáveis com a caracterização hídrica, projetos hidromecânicos dos sistemas de tratamento e reúso de águas cinzas. Análise de viabilidade financeira, com simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação). Desenvolvimento de projetos de gestão integrada da água de acordo com as novas normas da ABNT, NBR 16.782, NBR 15.527 e NBR 16.783. Elaboração de projetos de fontes alternativas de água não potável em edifícios residenciais de médio e alto padrão.
Já são mais de 12 projetos de consultoria – entre concluídos e em andamento – em conservação de água e de reúso de águas cinzas e/ou aproveitamento de água de chuva elaborados, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos, resultando na eficiência hídrica, redução dos custos operacionais e sustentabilidade para os empreendimentos.
Trazer eficiência hídrica pela utilização de fontes não-potáveis, reduzir os custos operacionais e operar com segurança hídrica.
Consultoria integrada na conservação de água e potencial de aproveitamento de fontes não-potáveis com a caracterização hídrica, projetos hidromecânicos dos sistemas de tratamento e reúso de águas cinzas. Análise de viabilidade financeira, com simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação). Desenvolvimento de projetos de gestão integrada da água de acordo com as novas normas da ABNT, NBR 16.782, NBR 15.527 e NBR 16.783. Elaboração de projetos de fontes alternativas de água não potável em edifícios residenciais de médio e alto padrão.
Já são mais de 12 projetos de consultoria – entre concluídos e em andamento – em conservação de água e de reúso de águas cinzas e/ou aproveitamento de água de chuva elaborados, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos, resultando na eficiência hídrica, redução dos custos operacionais e sustentabilidade para os empreendimentos.
Trazer eficiência hídrica pela utilização de fontes não-potáveis, reduzir os custos operacionais e operar com segurança hídrica.
Consultoria integrada na conservação de água e potencial de aproveitamento de fontes não-potáveis com a caracterização hídrica, projetos hidromecânicos dos sistemas de tratamento e reúso de águas cinzas. Análise de viabilidade financeira, com simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação). Desenvolvimento de projetos de gestão integrada da água de acordo com as novas normas da ABNT, NBR 16.782, NBR 15.527 e NBR 16.783. Elaboração de projetos de fontes alternativas de água não potável em edifícios residenciais de médio e alto padrão.
Já são mais de 12 projetos de consultoria – entre concluídos e em andamento – em conservação de água e de reúso de águas cinzas e/ou aproveitamento de água de chuva elaborados, inclusive com alguns já executados pelos empreendimentos, resultando na eficiência hídrica, redução dos custos operacionais e sustentabilidade para os empreendimentos.
Elaboração de Projeto Básico para o tratamento de esgotos do Catarina Fashion Outlet e neutralização dos impactos ambientais do lançamento dos efluentes tratados em corpo hídrico, atendendo às exigências da legislação e do órgão ambiental (CETESB), com base no estudo de autodepuração.
Elaboração do projeto básico da estação de tratamento de esgotos do Shopping Catarina Fashion Outlet, incluindo a sua futura expansão com vazão de projeto de 360m³/dia, com atendimento aos padrões de reúso de efluentes e aos padrões de lançamento do corpo receptor.
Elaboração do projeto, estudo de autodepuração e apoio ao licenciamento ambiental, garantindo a neutralização do impacto do lançamento dos efluentes tratados nos corpos receptores.
Elaborar projeto básico do sistema de tratamento e reúso dos esgotos gerados no empreendimento, trazer eficiência e sustentabilidade hídrica, fomentar o uso de fontes alternativas de água não potável e dar apoio ao licenciamento ambiental.
Elaboração de projeto básico, com base na definição de CAPEX e OPEX e no estudo de autodepuração; apoio ao licenciamento ambiental; apoio à contratação; supervisão da implantação e da operação da Estação de Tratamento de Esgoto com a produção de água de reúso e descarte do excedente em galeria de água pluvial.
Solução para atendimento à DPE (Declaração de Possibilidade de Esgotamento) da companhia de água, com base no projeto executivo de tratamento e reúso dos esgotos sanitários gerados no empreendimento para descarte em rede de água pluvial, uma vez que não existia coletor de esgoto. Acompanhamento e assessoria técnica ao cliente na elaboração do contrato e na gestão do contratante, durante todo o período do contrato.
Elaborar um novo projeto de ETE e sua implantação com o Shopping em funcionamento, pois a ETE anterior não funcionava de maneira adequada.
Plano de desativação da ETE anterior, projeto executivo do novo sistema de tratamento, licenciamento ambiental na prefeitura e no órgão ambiental (INEA), gerenciamento da implantação e acompanhamento operacional do comissionamento.
Capacidade da ETE: 340 m³/dia.
A ETE performou dentro dos parâmetros de projeto dimensionados em projeto executivo elaborado, em atendimento à licença de operação aos requisitos ambientais e padrões necessários para o efluente tratado.
Avaliar a viabilidade técnica e econômica de implantação de aproveitamento de água de chuva e reúso, aumentar a disponibilidade de água por meio de fontes alternativas para atendimento a usos não-potáveis como forma de desenvolver a sustentabilidade hídrica e uso racional de recursos hídricos na planta industrial.
Levantamento da caracterização hídrica do empreendimento, avaliação do consumo de água da Gerdau Aços Longos em Cotia/SP, elaboração de balanço hídrico e avaliação de oferta de água por fontes alternativas. Simulação de cenários para implantação de projetos de fontes alternativas, análise financeira com CAPEX, OPEX e simulações de potencial de economia de água potável. Estudo de viabilidade de reúso de efluentes industriais (152 m³/dia) e de aproveitamento de água de chuva (200 m³/dia) para suprimento de demandas não-potáveis. Caracterização quali-quantitativa dos efluentes brutos, determinação da qualidade final, dimensionamento das unidades de tratamento, layouts de implantação, estimativa de capex e opex e estudo econômico.
Foi elaborado um relatório focado na gestão integrada de água, caracterização das fontes de água, avaliação da viabilidade financeira com CAPEX e OPEX, simulações do potencial de economia de água e redução do custo com este insumo na planta industrial. Foi garantida a eficiência hídrica, através da implantação de aproveitamento de água de chuva e reúso na unidade.
Consultoria para fornecimento de assessoria técnica a CAGECE no estudo de soluções a longo prazo em tratamento de esgotos na cidade de Fortaleza/CE. Visto a situação de stress hídrico da região das bacias de Miriu e Siqueira e o crescimento da região metropolitana de Fortaleza, foi necessário a busca por soluções técnicas e econômicas para potencializar as ofertas de água do município de forma a dar suporte ao crescimento econômico da região.
Estudo de soluções em tratamento de efluentes e avaliação de viabilidade de distribuição de água de reúso para grandes consumidores, tendo em vista a diminuição do stress hídrico das bacias do Miriu e Siqueira.
Minimização do stress hídrico e impacto nas bacias na região metropolitana de Fortaleza, potencializando as ofertas de água para dar suporte ao crescimento econômico da região. O projeto prevê o tratamento de 4,3m³/s, para atendimento a uma demanda não potável de aproximadamente 1,8m³/s.
Trazer eficiência e sustentabilidade hídricas por meio da diversificação da matriz hídrica pelo reúso de águas cinzas, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, e atendimento as normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de reuso de águas cinzas. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Trazer eficiência e sustentabilidade hídricas por meio da diversificação da matriz hídrica pelo reúso de águas cinzas, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, e atendimento as normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de reuso de águas cinzas. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Trazer eficiência e sustentabilidade hídricas por meio da diversificação da matriz hídrica pelo reúso de águas cinzas, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, e atendimento as normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de reuso de águas cinzas. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Trazer eficiência e sustentabilidade hídricas por meio da diversificação da matriz hídrica pelo reúso de águas cinzas, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, e atendimento as normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de reuso de águas cinzas. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Trazer eficiência e sustentabilidade hídricas por meio da diversificação da matriz hídrica pelo reúso de águas cinzas, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, e atendimento as normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de reuso de águas cinzas. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Trazer eficiência e sustentabilidade hídricas por meio da diversificação da matriz hídrica pelo reúso de águas cinzas, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, e atendimento as normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de reuso de águas cinzas. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Trazer eficiência e sustentabilidade hídricas por meio da diversificação da matriz hídrica pelo reúso de águas cinzas, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, e atendimento as normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de reuso de águas cinzas. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Trazer eficiência e sustentabilidade hídricas por meio da diversificação da matriz hídrica pelo reúso de águas cinzas, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, e atendimento as normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de reuso de águas cinzas. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Trazer eficiência e sustentabilidade hídricas por meio da diversificação da matriz hídrica pelo reúso de águas cinzas, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, e atendimento as normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de reuso de águas cinzas. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Trazer eficiência e sustentabilidade hídricas por meio da diversificação da matriz hídrica pelo reúso de águas cinzas, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, e atendimento as normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de reuso de águas cinzas. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Trazer eficiência e sustentabilidade hídricas por meio da diversificação da matriz hídrica pelo reúso de águas cinzas, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, e atendimento as normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de reuso de águas cinzas. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Trazer eficiência e sustentabilidade hídricas por meio da diversificação da matriz hídrica pelo reúso de águas cinzas, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, e atendimento as normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de reuso de águas cinzas. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Trazer eficiência e sustentabilidade hídricas por meio da diversificação da matriz hídrica pelo reúso de águas cinzas, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, e atendimento as normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de reuso de águas cinzas. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Trazer eficiência e sustentabilidade hídricas por meio da diversificação da matriz hídrica pelo reúso de águas cinzas, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, e atendimento as normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de reuso de águas cinzas. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Trazer eficiência e sustentabilidade hídricas por meio da diversificação da matriz hídrica pelo reúso de águas cinzas, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, e atendimento as normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de reuso de águas cinzas. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Trazer eficiência e sustentabilidade hídricas por meio da diversificação da matriz hídrica pelo reúso de águas cinzas, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, e atendimento as normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de reuso de águas cinzas. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Trazer eficiência e sustentabilidade hídricas por meio da diversificação da matriz hídrica pelo reúso de águas cinzas, objetivando a redução do custo operacional e diminuição de riscos ambientais, e atendimento as normas e legislações municipais.
Caracterização hídrica, com a avaliação de soluções para conservação de água, incluindo Gestão da Demanda e Oferta de água, elaboração de projetos executivos hidromecânicos dos sistemas de reuso de águas cinzas. Elaboração de estudos de viabilidade financeira, utilizando simulações de cenários baseados no CAPEX (investimento) e no OPEX (custo de operação).
Elaboração de Edital de contratação do sistema de tratamento em regime BOT para implantação de projeto da EPAR e apoio técnico a equipe de operação.
Assessoria para contratação de Estação Produtora de Água de Reúso (EPAR) em regime BOT, equalização técnica-comercial das propostas recebidas e auxilio na elaboração do contrato com a empresa escolhida.
A Infinitytech foi contratada para a supervisão e gerenciamento da implantação, acompanhamento do comissionamento e supervisão da operação.
Acompanhamento e assessoria técnica ao cliente na elaboração do contrato. gerenciamento da implantação e da gestão do contratante durante todo o período do contrato, incluindo a fase de operação deste.
Elaboração de Edital de contratação do sistema de tratamento em regime BOT para implantação de projeto da EPAR e apoio técnico a equipe de operação.
Assessoria para contratação de Estação Produtora de Água de Reúso (EPAR), de Estação de Tratamento de Água de Chuva (ETAC) em regime BOT, equalização técnica-comercial das propostas recebidas e auxilio na elaboração do contrato com a empresa escolhida.
A Infinitytech foi contratada para a supervisão e gerenciamento da implantação, acompanhamos o comissionamento e supervisão da operação.
Acompanhamento e assessoria técnica ao cliente na elaboração do contrato. Gerenciamento da implantação e na gestão do contratante, durante todo o período do contrato incluindo a fase de operação deste.
Elaboração de Edital de contratação do sistema de tratamento em regime BOT para implantação de projeto da EPAR e apoio técnico a equipe de operação.
A Infinitytech foi contratada para a supervisão e gerenciamento da implantação, acompanhamos o comissionamento e supervisão da operação.
Acompanhamento e assessoria técnica ao cliente na elaboração do contrato. Gerenciamento da implantação e na gestão do contratante, durante todo o período do contrato incluindo a fase de operação deste.
Apoio na contratação do sistema de tratamento em regime BOT para implantação de projeto de ETE, com a finalidade de reduzir do Fator K.
Assessoria para contratação de Estação Produtora de Água de Reúso (EPAR), de Estação de Tratamento de Esgoto em regime BOT, equalização técnica-comercial das propostas recebidas e auxilio na elaboração do contrato com a empresa escolhida.
A Infinitytech foi contratada para a supervisão e gerenciamento da implantação, acompanhamos o comissionamento e supervisão da operação.
Acompanhamento e assessoria técnica ao cliente na elaboração do contrato. Gerenciamento da implantação e na gestão do contratante, durante todo o período do contrato incluindo a fase de operação deste.
Desenvolver soluções tecnológicas para o tratamento de esgotos, preservar a qualidade do corpo receptor em edifícios de uso Residencial e Educacional.
Elaboração de mais de 8 projetos executivos e mais 10 estações elevatórios de coleta e tratamento de esgotos sanitários com vazões de projeto entre 500 m³/dia a 1000 m³/dia, totalizando mais de 8 estações elevatória. Inclui-se estudos de autodepuração do corpo receptor, bem como outorga de lançamento e apoio ao licenciamento ambiental.
Já são mais de 8 projetos executivos para tratamento e descarte dos esgotos produzidos em condomínios residenciais baixa renda com base nos estudos de autodepuração, outorga para lançamento e para neutralização do impacto destes efluentes tratados nos corpos receptores.
Desenvolver soluções tecnológicas para o tratamento de esgotos, preservar a qualidade do corpo receptor em edifícios de uso Residencial e Educacional.
Elaboração de mais de 8 projetos executivos e mais 10 estações elevatórios de coleta e tratamento de esgotos sanitários com vazões de projeto entre 500 m³/dia a 1000 m³/dia, totalizando mais de 8 estações elevatória. Inclui-se estudos de autodepuração do corpo receptor, bem como outorga de lançamento e apoio ao licenciamento ambiental.
Já são mais de 8 projetos executivos para tratamento e descarte dos esgotos produzidos em condomínios residenciais baixa renda com base nos estudos de autodepuração, outorga para lançamento e para neutralização do impacto destes efluentes tratados nos corpos receptores.
Desenvolver soluções tecnológicas para o tratamento de esgotos, preservar a qualidade do corpo receptor em edifícios de uso Residencial e Educacional.
Elaboração de mais de 8 projetos executivos e mais 10 estações elevatórios de coleta e tratamento de esgotos sanitários com vazões de projeto entre 500 m³/dia a 1000 m³/dia, totalizando mais de 8 estações elevatória. Inclui-se estudos de autodepuração do corpo receptor, bem como outorga de lançamento e apoio ao licenciamento ambiental.
Já são mais de 8 projetos executivos para tratamento e descarte dos esgotos produzidos em condomínios residenciais baixa renda com base nos estudos de autodepuração, outorga para lançamento e para neutralização do impacto destes efluentes tratados nos corpos receptores.
Desenvolver soluções tecnológicas para o tratamento de esgotos, preservar a qualidade do corpo receptor em edifícios de uso Residencial e Educacional.
Elaboração de mais de 8 projetos executivos e mais 10 estações elevatórios de coleta e tratamento de esgotos sanitários com vazões de projeto entre 500 m³/dia a 1000 m³/dia, totalizando mais de 8 estações elevatória. Inclui-se estudos de autodepuração do corpo receptor, bem como outorga de lançamento e apoio ao licenciamento ambiental.
Já são mais de 8 projetos executivos para tratamento e descarte dos esgotos produzidos em condomínios residenciais baixa renda com base nos estudos de autodepuração, outorga para lançamento e para neutralização do impacto destes efluentes tratados nos corpos receptores.
Desenvolver soluções tecnológicas para o tratamento de esgotos, preservar a qualidade do corpo receptor em edifícios de uso Residencial e Educacional.
Elaboração de mais de 8 projetos executivos e mais 10 estações elevatórios de coleta e tratamento de esgotos sanitários com vazões de projeto entre 500 m³/dia a 1000 m³/dia, totalizando mais de 8 estações elevatória. Inclui-se estudos de autodepuração do corpo receptor, bem como outorga de lançamento e apoio ao licenciamento ambiental.
Já são mais de 8 projetos executivos para tratamento e descarte dos esgotos produzidos em condomínios residenciais baixa renda com base nos estudos de autodepuração, outorga para lançamento e para neutralização do impacto destes efluentes tratados nos corpos receptores.
Desenvolver soluções tecnológicas para o tratamento de esgotos, preservar a qualidade do corpo receptor em edifícios de uso Residencial e Educacional.
Elaboração de mais de 8 projetos executivos e mais 10 estações elevatórios de coleta e tratamento de esgotos sanitários com vazões de projeto entre 500 m³/dia a 1000 m³/dia, totalizando mais de 8 estações elevatória. Inclui-se estudos de autodepuração do corpo receptor, bem como outorga de lançamento e apoio ao licenciamento ambiental.
Já são mais de 8 projetos executivos para tratamento e descarte dos esgotos produzidos em condomínios residenciais baixa renda com base nos estudos de autodepuração, outorga para lançamento e para neutralização do impacto destes efluentes tratados nos corpos receptores.
Simulação de Fontes Alternativas de Água Potável e Não Potável, elaboração do projeto executivo para tratamento e reúso dos esgotos gerados no empreendimento e atendimento à DPE dada pela concessionária de saneamento.
Caracterização Hídrica, Balanço Hídrico e Simulação das Fontes Alternativas de água potável e não potável, elaboração de projetos básico da Estação Produtora de Água de Reúso (EPAR) e apoio ao licenciamento ambiental.
Solução para atendimento a DPE (Declaração de Possibilidade de Esgotamento) da companhia de água, com base no projeto para descarte em rede de água pluvial, uma vez que não existia coletor de esgoto. Elaboração do projeto básico para o tratamento de esgoto.
Elaboração de um novo projeto de ETE, apoio na contratação e na supervisão da implantação em regime turn-key, bem como na contratação da empresa de operação, sem a paralização da operação vigente. O sistema atual não estava performando adequadamente.
Plano de desativação da ETE anterior, projeto executivo do novo sistema de tratamento, licenciamento ambiental na prefeitura e no órgão ambiental (INEA), gerenciamento e supervisão da implantação, comissionamento e operação do sistema de tratamento implantado.
Capacidade da ETE: 340 m³/dia.
ETE performou dentro dos parâmetros de projeto dimensionados em projeto executivo elaborado, em atendimento à licença de operação aos requisitos ambientais e padrões necessários para o efluente tratado.
A Construtora Andrade Gutierrez estava construindo a barragem e precisava fazer escavações para sua execução. A intenção era separar a fração da areia do material escavado (lama consistente) para usá-la na confecção do concreto e reduzir a necessidade de disposição final da terra e evitar a poluição do curso d’água.
Verificou-se neste trabalho a necessidade de pesquisa e foi necessário elaborar ensaios de espessamento e filtragem de rejeito de beneficiamento de solo, com o uso de floculantes antes da definição da solução final com o objetivo de acelerar a sedimentação dos sólidos e assegurar a clarificação da água. Após a realização dos ensaios de bancada foram dimensionadas a baia para sedimentação dos sólidos, o espessador e os filtros para tratamento dos rejeitos (lama).
Este trabalho resultou no desenvolvimento de projeto integrado e de alta performance atendendo ao design thinking da AG. A solução aventada foi a abertura de “baias” escavadas no solos para sedimentação: água sobrenadante transbordaria, desta maneira, e a lama sedimentada seria retirada com pá carregadeira e disposta em local adequado. Prevenção de riscos de impactos ambientais nas áreas onde estava sendo implantada a solução de engenharia. Atuação da IFTH a nível internacional.
Projeto executivo do sistema de tratamento de água de poço para fins potáveis, solicitação de outorga e gerenciamento da implantação.
Desenvolvimento do projeto executivo do sistema de tratamento de água de poço e gerenciamento da implantação e partida do sistema.
Projeto executivo do sistema de aproveitamento de água de poço para fins potáveis, outorga, cadastro na vigilância sanitária gerenciamento da implantação e supervisão operacional, em atendimento aos requisitos legais.
Atender aos padrões de qualidade de água solicitados pelo LEED WELL, nos escritórios da ENEL, locados no Edifício Aroeira.
Desenvolvimento de projeto executivo de tratamento de água potável para atendimento a certificação LEED WELL. Orçamento do sistema e apoio a implantação.
Atendimento aos parâmetros de qualidade exigidos na certificação LEED WEEL.
Atender aos padrões de qualidade de água solicitados pelo LEED WELL, nos escritórios da ENEL, locados no Edifício Aqwa Corporate no estado do RJ.
Desenvolvimento de projeto executivo de tratamento de água potável para atendimento a certificação LEED WELL. Orçamento do sistema e apoio à implantação.
Atendimento aos parâmetros de qualidade exigidos na certificação LEED WEEL.
Trazer eficiência na utilização do poço artesiano, analisar o sistema de tratamento implantado no empreendimento, analisar o contrato do prestador de serviço de tratamento de água de poço em regime BOT.
Análise do poço e soluções para a melhoria da infraestrutura com a elaboração do projeto para adequação do poço e atendimento à Portaria 888, padrão de contabilidade.
Implantação de projeto de sistema de tratamento de água e programa de manutenção e operação sistematizada do poço para melhorar a gestão operacional, garantindo, assim, o fornecimento adequado de água potável em atendimento aos requisitos legais da Portaria 888.
Trazer eficiência hídrica e compliance ambiental no uso da água de subterrânea (poço artesiano profundo), analisar o sistema de tratamento implantado no empreendimento, analisar o contrato do prestador de serviço de tratamento de água de poço em regime BOT e propor melhorias.
Análise do poço e soluções para a melhoria da infraestrutura adequação do poço em atendimento à Portaria 888, atendimento a NBR 16.782 e a adoção de melhores práticas operacionais.
Implantação de projeto de sistema de tratamento de água e programa de manutenção e operação sistematizada do poço. Melhoria da gestão operacional, garantindo assim o fornecimento adequado de água potável em atendimento aos requisitos legais da Portaria 888.
Trazer eficiência hídrica e compliance ambiental no uso da água subterrânea (poço artesiano profundo), analisar o sistema de tratamento implantado no empreendimento, analisar o contrato do prestador de serviço de tratamento de água de poço em regime BOT e propor melhorias.
Análise do poço e soluções para a melhoria da infraestrutura adequação do poço em atendimento à Portaria 888, atendimento a NBR 16.782, elaboração de adequações no sistema de abastecimento de água, incluindo novo projeto para a ETA existente e a adoção de melhores práticas operacionais.
Revisão do projeto do sistema de abastecimento de água, incluindo o sistema de tratamento de água e programa de manutenção e operação sistematizada do poço. Melhoria da gestão operacional, garantindo assim o fornecimento adequado de água potável em atendimento aos requisitos legais da Portaria 888 e melhores práticas para a gestão e compliance da água no empreendimento.
Elaboração de Edital de contratação do sistema de tratamento em regime BOT para implantação de projeto da EPAR e apoio técnico a equipe de operação.
A Infinitytech foi contratada para a supervisão e gerenciamento da implantação, acompanhamento do comissionamento e supervisão da operação.
Acompanhamento e assessoria técnica ao cliente na elaboração do contrato. Gerenciamento da implantação e na gestão do contratante, durante todo o período do contrato incluindo a fase de operação deste.
Elaboração de Edital de contratação do sistema de tratamento em regime BOT para implantação de projeto da EPAR e apoio técnico à equipe de operação.
Assessoria para contratação de Estação de Tratamento de Água de Chuva (ETAC) e de Estação de Tratamento de Água de Poço (ETAP) em regime BOT, equalização técnica-comercial das propostas recebidas e auxilio na elaboração do contrato com a empresa escolhida.
A Infinitytech foi contratada para a supervisão e gerenciamento da implantação, acompanhamos o comissionamento e supervisão da operação.
Acompanhamento e assessoria técnica ao cliente na elaboração do contrato. Gerenciamento da implantação e na gestão do contratante, durante todo o período do contrato incluindo a fase de operação deste.
Elaboração de projetos de aproveitamento de água de chuva para os empreendimentos Internacional Plaza I, que é um edifício Triple “A”, certificado LEED Gold e incorporado pelo Grupo São Joaquim.
Projeto executivo do sistema de aproveitamento de água de rebaixamento de lençol para o empreendimento, com estudo de viabilidade CAPEX e OPEX e projeto hidromecânico, conforme as ABNT 16.782 Conservação de Água em Edificações e 16.783 Uso de Fontes Alternativas de Água Não Potável em Edificações.
Redução do consumo de água potável no empreendimento por meio do aproveitamento da água de rebaixamento de lençol para fins não-potáveis, atendendo aos critérios de sustentabilidade hídrica da instituição.
Desenvolver soluções para os 8 lagos com base na natureza e com manejo sustentável das águas pluviais de condomínio residencial, evitando a contribuição de águas pluviais para os lagos.
Simulação de viabilidade econômica, com estudos de CAPEX e OPEX, desenvolvimento de soluções de infraestrutura verde na borda dos lagos. Com a solução desenvolvida foi projetado a execução dos lagos em geocélulas preenchidas com concreto, bidim e grama nas bordas em taludes suaves.
Foram avaliados métodos construtivos e soluções em lagos: integralização à paisagem, quantificação de balanço hídrico dos reservatórios de acordo com as condições climáticas e ambientais locais, uso de água de poço e rebaixamento de lençol por drenos com tratamento de águas para direcionamento aos lagos, drenagem lateral dos lagos em jardim de chuva, wetlands e valas triangulares.
Elaboração de Plano Diretor de Eficiência Hídrica e segurança sanitária do grupo Bradesco, abrangendo 4689 agências localizadas no Brasil e 164 prédios administrativos.
Primeiro plano estratégico de água para uma incorporadora no Brasil contemplando análise de riscos, ações para redução do consumo de água, metodologia de cálculo da pegada hídrica e identificação de oportunidade para os negócios da Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário.
Desafio
Estudo de Fontes Alternativas e Conservação Hídrica do polo bosque da Copel, em Curitiba – PR, para atendimento aos indicadores exigidos para certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental).
Atuação da IFTH
Otimização da gestão de água do empreendimento, visando ainda a obtenção da ENCE e atendendo às preocupações do RT AQUA. Realização de estudo de viabilidade técnica e econômica para os sistemas de fontes alternativas de água não potável.
Resultados
Viabilidade técnica e econômica quanto à redução da demanda de água do projeto com a utilização de metais hidrossanitários eficientes e utilização da fonte alternativa de aproveitamento de água de chuva para atendimento de demandas não potáveis.
Desafio
Elaborar o balanço hídrico para gestão da demanda, projetos da rede de abastecimento de água e coleta de esgotamento sanitário do empreendimento, projeto de tratamento de água de poço e elaboração de edital de BOT para tratador de água de poço.
Atuação da IFTH
Desenvolvimento dos projetos de redes de água e esgoto, elaboração de processo de aprovação e acompanhamento junto à concessionária de saneamento, definição das premissas de uso de fonte alternativa de água potável de poço, elaboração do projeto de tratamento de água de poço e do edital de BOT para contrato de empresa tratadora de água de poço.
Resultados
Acompanhamento da execução das instalações de água de poço do BOTista de forma a evitar inconformidades, aprovação de projetos junto à concessionária de saneamento para grande consumidor de água, garantia de compliance ambiental e técnico.
Desafio
Elaborar estudo de fontes alternativas de água para a edificação da sede da Localiza em Belo Horizonte – MG, para definição da gestão das ofertas potáveis e não potáveis, projeto de reúso de efluentes e aproveitamento de água de chuva. Avaliação das soluções de conservação de água, simulação de fontes alternativas (água de reúso cinzas e negras), aproveitamento das águas pluviais e água de poço para fins não potáveis.
Atuação da IFTH
Projeto executivo de fontes alternativas de água não potável de reúso de efluentes e aproveitamento de água de chuva, estudo de viabilidade técnica e econômica com CAPEX e OPEX.
Resultados
Redução do consumo de fontes potáveis para demandas não potáveis, minimização do impacto do lançamento de água de águas pluviais no corpo receptor.
Desafio
Auditoria Hídrica e proposição de Soluções e Pontos de Melhoria de sete polos do Itaú (CAT, CAB, CEIC, FL3500, etc.) na cidade de São Paulo/SP; estudo de fontes alternativas para a sede Faria Lima de acordo com as novas normas da ABNT, NBR 16.782 – Conservação de Água em Edificações, NBR 15.527 – Água de chuva – Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis – Requisitos e NBR 16.783 – Uso de Fontes Alternativas de Água não Potável; apoio na elaboração e no acompanhamento de outorga junto ao DAEE e Projeto de tratamento de água de rebaixamento de lençol.
Atuação da IFTH
Diagnóstico da infraestrutura predial, elaboração de balanço hídrico e avaliação dos KPIs operacionais e indicadores de consumo, estudo de fontes alternativas de reúso e aproveitamento de água de chuva, com adequação da infraestrutura existente, projeto executivo de instalações de tratamento de água de rebaixamento de lençol com apoio a outorga do uso de fonte alternativa não potável.
Resultados
Gestão integrada da água e conservação hídrica nos polos do Itaú, com projetos focados no aproveitamento de fontes alternativas não potáveis, com viabilidade técnica e econômica implantados nas edificações.
Desafio
Realização de estudo de fontes alternativas de água não potável de acordo com as novas normas da ABNT, NBR 16.782 Conservação de Água em Edificações, NBR 15.527 – Água de chuva – Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis – Requisitos e NBR 16.783 Uso de Fontes Alternativas de Água não Potável para as agências do Banco Bradesco na Lapa, Osasco e Panamericana e prédios administrativos do Núcleo Alphaville, Itapeva e Avenida Paulista na cidade de São Paulo/SP.
Atuação da IFTH
Elaboração de estudos quanto ao uso de fontes alternativas não potáveis nas agências do Banco Bradesco, com a realização da gestão da oferta e demanda de água, cálculo de indicadores de consumo, estimativa de CAPEX e OPEX para os sistemas de aproveitamento de água de chuva.
Resultados
O estudo de fontes alternativas teve viabilidade e payback para implantação de sistema de aproveitamento de água nas agências e prédios administrativos e, com a gestão da demanda e uso de dispositivos economizadores, houve a possibilidade de redução do tempo de payback para esta solução.
Desafio
Elaborar projeto para tratamento de água, efluentes e rejeito de mineração das Barragens da Jannah Dam, para obras no Brasil, Moçambique e Líbano.
Atuação da IFTH
Elaboração de projetos de Estação de Tratamento de Efluentes em Maputo no Moçambique, Ensaios de Espessamento para projetos de Barragens na Jannah Dam no Líbano, Estruturas Hidráulicas de Dissipação de Energia para estações de tratamento de água e Especificações de Impermeabilização de Lagoas no município de Vargem Grande em São Paulo.
Resultados
Desenvolvimento de projetos integrados e de alta performance atendendo ao design thinking da AG. Prevenção de riscos de impactos ambientais nas áreas onde estão sendo implantadas as soluções de engenharia. Atuação da IFTH a nível internacional.
Desenvolvimento de metodologia para estimativa de potencial econômico através do uso de informações geográficas (SIG), cruzamento de banco de dados externos, com uso de estatística para definição do potencial econômico de – Sabesp – MN (Metropolitana Norte)
Consultoria para tratamento estatístico dos bancos de dados da Sabesp/SAEE, espacialização das ligações, quantificação do potencial econômico (PE) de grandes consumidores. Correlação das ligações com registros de outorgas de captação e/ou lançamento para detecção de oportunidades de oferta de serviços de fornecimento de água tratada e/ou coleta e tratamento de efluentes e análise espacial e agregação por unidade territorial (setor censitário, bairros, sub- bacias etc.) para geração de produtos cartográficos auxiliares.
Desafio
Consultoria para fornecimento de assessoria técnica a CAGECE no estudo de soluções a longo prazo em tratamento de esgotos na cidade de Fortaleza/CE. Devido à situação de stress hídrico da região das bacias de Miriu e Siqueira e ao crescimento da região metropolitana de Fortaleza, foi necessária a busca por soluções técnicas e econômicas para potencializar as ofertas de água do município de forma a dar suporte ao crescimento econômico da região.
Atuação da IFTH
Estudo de soluções em tratamento de efluentes e avaliação de viabilidade de distribuição de água de reúso para grandes consumidores visando a diminuição do stress hídrico das bacias do Miriu e Siqueira.
Resultados
Minimização do stress hídrico e do impacto nas bacias da região metropolitana de Fortaleza, potencializando as ofertas de água para dar suporte ao crescimento econômico da área. O projeto prevê o tratamento de 4,3m3/s para atendimento a uma demanda não potável de aproximadamente 1,8m3/s.
Desafio
Diagnosticar Pontos e Soluções de Melhoria do sistema de água potável e do sistema de HVAC, trazer redução do custo com a gestão da água e oportunidades para melhoria desta.
Atuação da IFTH
Realização de auditoria hídrica na planta industrial, análise de dados e documentações, levantamento em campo para identificação do sistema de abastecimento de água potável e do sistema HVAC. Avaliação do sistema de tratamento da água potável e do sistema de gestão e tratamento HVAC. Prognóstico com a identificação de oportunidades associadas à melhoria na eficiência da gestão desses sistemas na planta industrial.
Resultados
Através do diagnóstico hídrico, sistematização das informações levantadas, soluções e pontos de melhorias associados à infraestrutura existente, propusemos soluções para a melhoria da gestão contínua e redução dos gastos com água potável na planta industrial. Foi proposto um plano de ações de alto, médio e baixo investimento, trazendo melhorias significativas para a gestão hídrica mais eficiente e sustentável da planta industrial, com consequente redução dos custos operacionais e segurança qualitativa da água na planta.
Desafio
Ajudar o cliente a compreender a utilização e os caminhos da água na planta, incluindo sua utilização no processo produtivo, e diagnosticar Pontos e Soluções de Melhoria, oportunidades para melhoria da gestão da água na planta. Realizar diagnóstico hídrico e propor soluções de melhoria para a gestão da água na planta industrial com vistas à redução do custo com água, redução do desperdício e melhoria da eficiência hídrica na planta industrial.
Atuação da IFTH
Realização de auditoria hídrica na planta industrial, análise de dados e documentações, levantamento em campo para identificação dos pontos de consumo de água, diagnóstico do uso da água e do consumo de água e do atual sistema de gestão implantado. Prognóstico com a identificação de oportunidades associadas à redução do consumo de água e melhoria na eficiência de gestão desse recurso na planta industrial.
Resultados
Através do diagnóstico hídrico e sistematização das informações levantadas, foram apontados soluções e pontos de melhorias associados à infraestrutura existente, soluções para conservação de água e soluções para a gestão da água. As soluções foram implantadas com base num plano de ações de alto, médio e baixo investimento, trazendo melhorias significativas para a gestão hídrica mais eficiente e sustentável da planta industrial, com consequente redução dos custos operacionais.
Desafio
Avaliar a viabilidade técnica e econômica de implantação de aproveitamento de água de chuva e reúso, aumentar a disponibilidade de água através de fontes alternativas para atendimento a usos não potáveis como forma de desenvolver a sustentabilidade hídrica e o uso racional de recursos hídricos na planta industrial.
Atuação da IFTH
Levantamento da caracterização hídrica do empreendimento, avaliação do consumo de água da Gerdau Aços Longos em Cotia/SP, elaboração de balanço hídrico e avaliação de oferta de água por fontes alternativas. Simulação de cenários para implantação de projetos de fontes alternativas, análise financeira com CAPEX, OPEX e simulações de potencial de economia de água potável. Estudo de viabilidade de reúso de efluentes industriais (152 m³/dia) e de aproveitamento de água de chuva (200 m³/dia) para suprimento de demandas não potáveis. Caracterização quali-quantitativa dos efluentes brutos; determinação da qualidade final; dimensionamento das unidades de tratamento; layouts de implantação; estimativa de CAPEX e OPEX; estudo econômico.
Resultados
Foi elaborado um relatório focado na gestão integrada de água, caracterização das fontes de água, avaliação da viabilidade financeira com CAPEX e OPEX, simulações do potencial de economia de água e redução do custo com este insumo na planta industrial. Foi garantida a eficiência hídrica através da implantação de aproveitamento de água de chuva e reúso na unidade.
Desafio
Trazer procedimentos para mitigação de multas e passivos ambientais, por meio da definição dos procedimentos para a gestão operacional e ao licenciamento dos empreendimentos do grupo brMalls.
Atuação da IFTH
Elaboração de um Manual de Gestão e Eficiência Ambiental dentro do grupo bRMalls, definindo instruções para a identificação de irregularidades e antecipação de riscos.
Resultados
Elaboração do manual de gestão e eficiência ambiental, contribuindo para uma gestão operacional mais segura, sustentável e eficiente, com a consequente redução de custos operacionais e minimização de passivos dos shoppings do grupo.
Desafio
Projeto de rede de drenagem com impacto zero na bacia do corpo receptor e capacidade de amortecimento de cheias com período de retorno de 100 anos, como exigência da certificação LEED Platinum, aproveitamento de água de chuva, elaboração de projeto de reúso de águas cinzas e soluções baseadas na natureza para drenagem sustentável.
Atuação da IFTH
Elaboração de projetos de gestão integrada da água, contemplando projeto de hidráulica predial, aproveitamento de água de chuva, drenagem sustentável e reúso de águas cinzas. Foram simuladas soluções de infraestrutura verde, de forma a diminuir o impacto na bacia e trazer benefícios ambientais ao projeto, com avaliação do CAPEX e OPEX.
Resultados
Desenvolvimento de projeto com integração ao paisagismo, zero water, com descarte zero na bacia, priorizando a infiltração como solução de recarga de aquíferos e manutenção do ciclo hidrológico, com a obtenção da certificação LEED Platinum, sendo o edifício com a maior pontuação da América Latina.
Desafio
Elaborar projeto do tratamento e reúso dos esgotos gerados no empreendimento, trazer eficiência e sustentabilidade hídrica com o uso de fontes alternativas de água não potável, reduzir o custo com água potável e assessorar na contratação em regime BOT do sistema de tratamento a ser implantado.
Atuação da IFTH
Elaboração de projeto básico, estudo de autodepuração, apoio ao licenciamento ambiental e assessoria para contratação de Estação Produtora de Água de Reúso (EPAR), de Estação de Tratamento de Água de Chuva (ETAC) e de Estação de Tratamento de Água de Poço (ETAP) em regime BOT, equalização técnica-comercial das propostas recebidas e auxilio na elaboração do contrato com a empresa escolhida.
Resultados
Solução para atendimento a DPE (Declaração de Possibilidade de Esgotamento) da companhia de água, com base no projeto para descarte em rede de água pluvial, uma vez que não existia coletor de esgoto. Acompanhamento e assessoria técnica ao cliente na elaboração do contrato e na gestão do contratante durante todo o período do contrato.
Desafio
Trazer eficiência na utilização do poço artesiano, analisar o sistema de tratamento implantado no empreendimento, analisar o contrato do prestador de serviço de tratamento de água de poço em regime BOT.
Atuação da IFTH
Análise do poço e soluções para a melhoria da infraestrutura com a elaboração do projeto para adequação do poço e atendimento à Portaria 888, padrão de contabilidade.
Resultados
Implantação de projeto de sistema de tratamento de água e programa de manutenção e operação sistematizada do poço para melhorar a gestão operacional, garantindo, assim, o fornecimento adequado de água potável em atendimento aos requisitos legais da Portaria 888.
Desafio
Trazer eficiência na utilização do poço artesiano, analisar o sistema de tratamento implantado no empreendimento, analisar o contrato do prestador de serviço de tratamento de água de poço em regime BOT.
Atuação da IFTH
Análise do poço e soluções para a melhoria da infraestrutura com a elaboração do projeto para adequação do poço e atendimento à Portaria 888, padrão de contabilidade.
Resultados
Implantação de projeto de sistema de tratamento de água e programa de manutenção e operação sistematizada do poço para melhorar a gestão operacional, garantindo, assim, o fornecimento adequado de água potável em atendimento aos requisitos legais da Portaria 888.
Desafio
Trazer sustentabilidade, eficiência hídrica, redução dos custos com água potável no empreendimento.
Atuação da IFTH
Auditoria hídrica com o foco no atendimento às normas técnicas NBR 16.782 Conservação de Água em Edificações e NBR 16.783 Uso de Fontes alternativas de água não potável. Análise de redução do consumo de água potável pela simulação e utilização de fontes alternativas, com vistas à implantação de um sistema de gestão integrada da água.
Resultados
Soluções e Pontos de Melhoria (SPM) para a infraestrutura hídrica, com aumento da eficiência na gestão de água, proposição de soluções para conservação de água e o uso de fontes alternativas de água não potável para a edificação existente e para expansão.
Desafio
Elaborar projeto do tratamento e reúso dos esgotos gerados no empreendimento, trazer eficiência hídrica o uso de fontes alternativas de água não potável, reduzir o custo com água potável, contratar em regime BOT a implantação do sistema de tratamento, para atendimento aos padrões de lançamento no corpo hídrico e o reúso (conforme NBR 16.783:2019).
Atuação da IFTH
Elaboração de projeto básico, estudo de autodepuração, apoio ao licenciamento ambiental e assessoria para contratação de Estação Produtora de Água de Reuso (EPAR), de Estação de Tratamento de Água de Chuva (ETAC) e de Estação de Tratamento de Água de Poço (ETAP) em regime BOT, equalização técnica-comercial das propostas recebidas e auxilio na elaboração do contrato com a empresa escolhida.
Resultados
Solução para reúso interno e atendimento as premissas do licenciamento ambiental, para lançamento em corpo de água.
Desafio
Trazer sustentabilidade, eficiência hídrica, redução dos custos com água potável no empreendimento.
Atuação da IFTH
Auditoria hídrica com o foco no atendimento às normas técnicas NBR 16.782 Conservação de Água em Edificações e NBR 16.783 Uso de Fontes alternativas de água não potável. Análise de redução do consumo de água potável pela simulação e utilização de fontes alternativas, com vistas à implantação de um sistema de gestão integrada da água.
Resultados
Soluções e Pontos de Melhoria (SPM) para a infraestrutura hídrica, com aumento da eficiência na gestão de água, proposição de soluções para conservação de água e o uso de fontes alternativas de água não potável para a edificação existente e para expansão.
Desafio
Trazer sustentabilidade, eficiência hídrica e redução dos custos com água potável no empreendimento.
Atuação da IFTH
Auditoria hídrica com o foco no atendimento às normas técnicas NBR 16.782 Conservação de Água em Edificações e NBR 16.783 Uso de Fontes alternativas de água não potável. Análise de redução do consumo de água potável pela simulação e utilização de fontes alternativas, com vistas à implantação de um sistema de gestão integrada da água.
Resultados
Soluções e Pontos de Melhoria (SPM) para a infraestrutura hídrica, com aumento da eficiência na gestão de água, proposição de soluções para conservação de água e o uso de fontes alternativas de água não potável para a edificação existente e para expansão.
Desafio
Desenvolver soluções baseadas na natureza com manejo sustentável das águas pluviais de condomínio residencial, através do dimensionamento e projeto executivo dos jardins de chuvas.
Atuação da IFTH
Elaboração das soluções de infraestrutura verde, através dos projeto dos jardins de chuva, baseado em estudos de viabilidade técnica e econômica, com o CAPEX e OPEX das soluções.
Resultados
Foram avaliados métodos construtivos e soluções para os jardins de chuva: integralização à paisagem para gestão com sustentabilidade das águas pluviais, promovendo a infiltração no solo, promovendo a infiltração da água pluvial no empreendimento, trazendo mais sustentabilidade para o projeto e a redução do impacto do entorno.
Desafio
Desenvolver soluções para os 8 lagos, com soluções baseadas na natureza com manejo sustentável das águas pluviais de condomínio residencial, evitando a contribuição de águas pluviais para os lagos.
Atuação da IFTH
Simulação de viabilidade econômica, com estudos de CAPEX e OPEX, desenvolvimento de soluções de infraestrutura verde na borda dos lagos. Com a solução desenvolvida, foi projetada a execução dos lagos em geocélulas preenchidas com concreto, bidim e grama nas bordas em taludes suaves.
Resultados
Foram avaliados métodos construtivos e soluções em lagos: integralização à paisagem, quantificação de balanço hídrico dos reservatórios de acordo com as condições climáticas e ambientais locais, uso de água de poço e rebaixamento de lençol por drenos com tratamento de águas para direcionamento aos lagos, drenagem lateral dos lagos em jardim de chuva, wetlands e valas triangulares.
Desafio
Desenvolver soluções tecnológicas para o tratamento de esgotos, preservar a qualidade do corpo receptor em edifícios de uso residencial e educacional.
Atuação da IFTH
Consultoria hídrica e gestão integrada da água, com avaliação da produção de esgotos, elaboração de mais de 8 projetos executivos dos sistemas de tratamento de esgotos, projetados para vazões de 500 m3/dia a 1000 m3/dia, incluindo mais de 8 estações elevatórias. Elaboração de estudos de autodepuração do corpo receptor, bem como outorga de lançamento e apoio ao licenciamento ambiental.
Resultados
Já são mais de 8 projetos executivos para tratamento dos esgotos gerados em condomínios residenciais. Todos os projetos foram elaborados com base nos estudos de autodepuração, outorga para lançamento, para neutralização do impacto destes efluentes tratados nos corpos receptores.
Desafio
Trazer eficiência hídrica para o empreendimento, analisar o uso de fontes não potáveis, reduzir os custos operacionais e diminuir os riscos ambientais relacionados à gestão da água.
Atuação da IFTH
Elaboração de consultoria avaliando de forma integrada a conservação de água e o potencial de aproveitamento de fontes não potáveis, com a realização da simulação das fontes alternativas de água, com a estimativa de CAPEX e OPEX para cada cenário. Com base no estudo, foram indicadas as melhores soluções com maiores viabilidades técnica e econômica a serem adotadas para o empreendimento.
Resultados
Maximização do aproveitamento da fonte alternativa de água não potável para abastecimento das demandas não potáveis do empreendimento, gerando retorno financeiro à edificação. Implantação de dispositivos economizadores de água, garantindo a eficiência hídrica da edificação e diminuindo a geração de efluentes.
Desafio
Trazer eficiência hídrica, sustentabilidade hídrica, reduzir o custo operacional e diminuição de riscos ambientais.
Atuação da IFTH
Consultoria hídrica voltada para empreendimentos residenciais. Avaliação integrada da conservação de água e simulações do potencial de aproveitamento de fontes alternativas de água não potável, baseados em estudos de viabilidade financeira no CAPEX (investimento) e OPEX (custo de operação) dos possíveis arranjos de soluções a serem estudadas.
Incluindo caracterização hídrica das novas edificações, elaboração dos projetos básicos e executivos dos sistemas de tratamento e reúso de águas cinzas e aproveitamento de água de chuva. Em atendimento as NBR 16.782 Conservação de Água em Edificações e NBR 16.783 Uso de Fontes Alternativas de Água não Potável.
Resultados
Já são mais de 38 projetos de consultoria em conservação de água e reúso de águas cinzas e aproveitamento de água de chuva elaborados, entre concluídos e em andamento e já implantados, resultando economia de água, resiliência hídrica e atendimento as certificações LEED e AQUA, aumentando a sustentabilidade nestes com uma visão de gestão integrada da água.